ABGLT tenta barrar aprovação da 'cura gay' em comissão da Câmara


Projeto passou na Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
Projeto passou na Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo Pastor Marco Feliciano (PSC-SP)
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil













diretor da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Rafaelly Wiest, avaliou nesta quarta-feira que a aprovação do projeto de decreto legislativo chamado de "cura gay", pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, afronta decisões tomadas por organismos internacionais que há décadas se posicionaram contra a classificação da homossexualidade como doença.
O projeto, aprovado ontem em votação simbólica, autoriza o tratamento psicológico para alterar a orientação sexual de homossexuais. A matéria segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça. "Em 1990, a Assembleia Mundial da Saúde aprovou a retirada da homossexualidade da classificação de doenças adotada pela Organização Mundial da Saúde. O que justifica o retrocesso depois de mais de 20 anos?", questiona Rafaelly Wiest.
"Ele aproveitou que a mídia toda está voltada para isso, que o foco não estava voltado para ele", disse. Rafaelly Wiest informou que serão reforçados por as mobilizações para que o projeto seja rejeitado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.O diretor e integrante do Movimento Dignidade considera que o presidente da comissão, deputado Marco Feliciano (PSC-SP), se aproveitou de um momento, no qual as atenções estão voltadas para as manifestações que ocorrem em todo o País, para aprovar a matéria. 
O projeto propõe a suspensão da validade de dois artigos de uma resolução do Conselho Federal de Psicologia, em vigor desde 1999, que proíbe os profissionais de participar de terapia para alterar a orientação sexual e de tratar a homossexualidade como doença. Os profissionais também não podem adotar ação coercitiva a fim de orientar homossexuais para tratamentos não solicitados.
Fonte: Terra 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atriz da Globo abandona homossexualismo

Bíblias cai do céu na Coreia do Norte, chuva de “Bíblias”

Convertida: Solange Frazão conta testemunho em programa da Renascer