Aprovação de Obama despenca após revelação de espionagem, diz CNN

O presidente dos EUA, Barack Obama, ao lado do premiê britânico, David Cameron, pinta com crianças em visita a escola em Enniskillen, na Irlanda do Norte, à margem da cúpula do G8, nesta segunda-feira (17) (Foto: AFP)O presidente dos EUA, Barack Obama, ao lado do premiê britânico, David Cameron, pinta com crianças em visita a escola em Enniskillen, na Irlanda do Norte, à margem da cúpula do G8, nesta segunda-feira (17) (Foto: AFP)
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, registrou uma queda de oito pontos no nível de aceitação em relação ao mês anterior, em um momento marcado por uma série de polêmicas, segundo uma pesquisa divulgada pelo canal CNN.
A proporção de americanos que aprova a ação de Obama caiu a 45%, o menor nível desde novembro de 2011, segundo a pesquisa da ORC International para a emissora americana.
"A queda do nível de confiança em Obama é alimentada por uma espetacular queda de 17 pontos de seu apoio entre os menores de 30 anos, que estavam, ao lado dos afro-americanos, entre os seguidores mais leais do presidente", explicou Keating Holland, diretor de pesquisas da CNN.Paralelamente, 54% das pessoas entrevistadas criticam a política do presidente, nove pontos a mais que em maio.
Pela primeira vez desde que assumiu o cargo, 50% dos americanos não acreditam que Barack Obama seja "honesto e digno de confiança".
O governo enfrenta há várias semanas uma série de polêmicas, a última delas relacionada com os amplos programas de vigilância desenvolvidos pelos serviços de inteligência como parte da luta antiterrorista, revelados pelo ex-agente Edward Snowden à imprensa.
Uma tempestade política já havia explodido com a notícia sobre o tratamento rígido da Receita americana aos movimentos relacionados com o setor mais conservador do Partido Republicano, o Tea Party.
A polêmica foi seguida por outras, uma delas vinculada à atitude do governo sobre o ataque ao consulado americano na cidade líbia de Benghazi e a segunda a revelação de uma série de escutas da agência de notícias Associated Press (AP).
Para a pesquisa, realizada por telefone, foram consultadas 1.014 pessoas entre 11 e 13 de junho.
Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atriz da Globo abandona homossexualismo

Bíblias cai do céu na Coreia do Norte, chuva de “Bíblias”

Convertida: Solange Frazão conta testemunho em programa da Renascer