Ato em Niterói reúne milhares contra tarifa de ônibus e gastos com a Copa

Manifestantes iniciaram um novo protesto por volta das 17h desta quarta-feira (19) no Centro de Niterói. De acordo com a PM, neste horário, cerca de 2 mil pessoas participavam do ato. Os pariticipantes do ato, em sua maioria estudantes, se concentraram por volta das 16h na Praça Araribóia, em frente às Barcas. Eles reclamam do aumento da tarifa ônibus e os gastos públicos com a Copa do Mundo. A NitTrans informou  que 5 mil pessoas participavam do ato às 17h15.
Grupo de manifestantes marcou protesta contra aumento das passagens de ônibus na Praça Arariboia (Foto: Priscilla Souza/ G1)
O valor da passagem subiu de R$2,75 para R$2,95 no dia 3 de junho no município da Região Metropolitana. Às 16h50, os jovens já ocupavam as duas faixas da Avenida Visconde do Rio Branco. Às 17h, os jovens entraram na Avenida Ernani Amaral Peixoto, que foi fechada para o trânsito. Pessoas que foram às ruas com camisas partidos políticos foram hostilizadas. Muitos gritavam: “Sem Partido”. Das sacadas de prédios, pessoas apoiavam o ato com bandeiras do Brasil.
Manifestante defende aplicação do dinheiro na Saude (Foto: Priscilla Souza/ G1)O comércio da Avenida Ernani Amaral Peixoto, principal via de Niterói, foi fechado devido ao protesto.O estudante de Administração Luiz Fernando Pereira, de 19 anos, participa do ato pela segunda vez. "A minha expectativa é que tenha menos violência e mais mobilização. Acho um absurdo um país como o nosso gastar tanto dinheiro com a Copa enquanto tem gente passando fome. Esse movimento já saiu do Facebook, veio pra rua e se nacionalizou", afirmou o manifestante.
O subinspetor da Guarda Civil Municipal, Luiz Brito, informou que 50 agentes vão trabalhar na segurança em apoio a PM."O patrulhamento foi reforçado nas Barcas, na Prefeitura e na Câmara Municipal de Niterói para evitar depredações", disse.O subcomandante do 12º BPM (Niterói), André Castro, afirmou ao G1 que cerca de 350 homens da unidade acompanhariam o protesto. "Além disso, nós pedimos também o reforço do Batalhão de Choque (BPChq)" , frisou.
Ainda não foi definido o trajeto que será feito pelos manifestantes. A Polícia ainda não sabe se eles seguirão pela Avenida Amaral Peixoto em direção à Prefeitura como fizeram na sexta-feira (14). Alguns manifestantes falam na intenção de fechar a Ponte Rio-Niterói.
Multidão carrega cartazes em protesto pela Avenida Amaral Peixoto  (Foto: Priscilla Souza/ G1)

Trajeto
De acordo com o estudante de História, Felipe Vilanger, um dos organizadores do ato, explicou que em plenária na UFF realizada na terça-feira (18) ficou decidido que a manifestação seguirá o mesmo trajeto da passeata ocorrida na semana passada, quando os participantes seguiram para a Prefeitura de Niterói.

O estudante disse que um internauta postou no Facebook a intenção do movimento seguir para a Ponte Rio-Niterói. A ideia ganhou muitos compartilhamentos, mas a principio está descartada pelos organizadores.
Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atriz da Globo abandona homossexualismo

Bíblias cai do céu na Coreia do Norte, chuva de “Bíblias”

Convertida: Solange Frazão conta testemunho em programa da Renascer