Protestos não alteram esquema de segurança da JMJ, diz Beltrame

O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, disse que apesar dos protestos, por enquanto, nada muda no esquema de segurança da Jornada Mundial. A declaração foi dada durante encontro do secretário com o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, no Comitê Organizador Local da JMJ Rio 2013, na Glória, na Zona Sul do Rio, na tarde desta segunda-feira (24). O secretário visitou o Centro de Gestão Integrada de Riscos montado no local pela organização do evento.
Em entrevista ao G1, o secretário Beltrame afirmou que, apesar dos protestos que vêm ganhando as ruas do Rio, o evento está mantido. Ele convidou os peregrinos a virem à cidade e afirmou que as pessoas não devem "cair na armadilha do pânico".
"Na nossa perspectiva, não há possibilidade de que se cancele o evento. Acho temerário dizer que nós teremos problemas em receber os peregrinos aqui. Precisamos de muita cautela na hora de comunicar o que está acontecendo, principalmente, para fora do país. Os movimentos que aconteceram no Brasil, em sua maioria, foram pacíficos. Não podemos cair na armadilha do pânico. Obviamente, é minha obrigação de secretário procurar antecipar e fazer as comunicações devidas caso algo mude. O que existe é a atenção toda da polícia em inteligência policial voltada para ver o que vai acontecer. Agora isso vai muito do momento, da hora, do tamanho. Eu posso dizer que as pessoas venham ao Rio, e sejam peregrinos de um novo Rio de Janeiro. Será a maior Jornada de todos os tempos."
Beltrame (Foto: Andressa Gonçalves/G1)Beltrame disse que Centro vai ajudar na cooperação de dados sobre a cidade durante o evento
(Foto: Andressa Gonçalves/G1)
“Eu vejo que a Jornada tem um apelo de paz e não de violência e, por isso, não acredito que o evento estimule mais confrontos. A expectativa da Secretaria é que, com o passar do tempo, esse movimento deixe de ser difuso e que comece a acontecer, de fato, o diálogo. Mas para fazer uma leitura melhor do que pode acontecer daqui para frente, vamos precisar enfrentar isso mais alguns dias. As manifestações atrapalham a rotina da cidade, mas não há um prejuízo maior do que isso, apenas quando ocorrem cenas de degradação, o que deixa as pessoas acoadas”, disse Beltrame.
O secretário afirmou que o planejamento da segurança dos protestos que estão acontecendo no Rio é mais complicado do que a segurança dos blocos de carnaval de rua e da Rio + 20. O secretário disse ainda que por serem marcados em redes sociais, é dificil prever o número de pessoas que tem intenção de comparecer aos atos.
"Tem que ter uma estrutura preparada para atender o que pode acontecer, mas não dá para prever a adesão. O que é diferente dos blocos de rua de carnaval, que tem horário para sair e as ruas que vão passar. Na Rio +20, tinham interlocutores, roteiros e número de componentes. Um planejamento feito pela rede social é um planejamento que você faz em horas. Como vou planejar a ação da polícia em cima desses eventos? A rede social é muito rápida. Mas a medida que temos essa informação, a gente já prepara um cenário mínimo para atender a demanda."
Beltrame (Foto: Andressa Gonçalves/G1)Dom Orani diz que protestos não afetaram organização do evento (Foto: Andressa Gonçalves/G1)
Dom Orani garantiu que as manifestações não impactaram na organização do evento. “O número de inscrições está crescendo. Hoje, temos 300 mil. A expectativa é de chegar a 500 mil. Sendo que para cada inscrito, contamos mais dois não inscritos. Continuamos nos preparando. As manifestações são legítimas, os jovens que estão nas ruas manifestando suas reivindicações pacificamente são os mesmos que virão à Jornada”, garantiu o arcebispo.
Centro de Gestão Integrada de Riscos
Beltrame afirmou que haverá a interação do Centro de Gestão Integrada de Riscos da Jornada com o Centro de Comando e Controle. "O encontro no COL foi importante para colocar o arcebispo do Rio a par das nossas ações e firmar esse convênio de interação e troca de informações. Hoje eu vim presenciar como isso está sendo colocado e fiquei impressionado com a alta tecnologia usada pelo evento".
De acordo com Beltrame, embora tenham ainda alguns eventos marcados, o movimento de protestos tende a diminuir. "Eu acredito que as autoridades, principalmente, a presidência da República, já estão conversando para atender essa demanda. Posteriormente, eu acredito que essas manifestações venham para um nível de normalidade. Hoje, nós temos uma situação, mas temos um prognóstico de que essas coisas venham pro seu lugar.
Sobre a atuação da polícia durante as manifestações, o secretário disse que os excessos serão apurados e que os agentes estão recebendo treinamentos. "Os treinamentos dos agentes acontecem não é de hoje. O que eu garanto para as pessoas é que nós estamos muito atentos e estamos atendendo a todos os eventos que, por ventura, venham a surgir. Vamos contar também com a polícia espanhola, francesa, policiais federais estão fazendo vários cursos fora, os policiais civis também estão recebendo cursos específicos para isso."
Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atriz da Globo abandona homossexualismo

Bíblias cai do céu na Coreia do Norte, chuva de “Bíblias”

Convertida: Solange Frazão conta testemunho em programa da Renascer