Pular para o conteúdo principal

Feriados marcados para visita do Papa confundem cariocas

Imagem: Divulgação
Entender como funcionará os feriados municipais programados para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) está dando trabalho para os cariocas. Muita gente ainda não sabe o que vai ou não funcionar nos dias 23 (a partir das 16h); 25 e 26 (o dia inteiro); e 29 (até meio-dia) deste mês. Inclusive entidades que reúnem instituições como bancos e comércio. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), assim como os Correios, ainda não sabem informar como vão orientar seus associados a trabalhar nessas datas e horários. A confusão fez com que a prefeitura publicasse nesta quinta-feira (11) em seu site uma nota dando detalhes sobre o decreto, do dia 11 de junho, que estabelece para quem é feriado no Rio.
Na nota, consta que os feriados “valem para todas as categorias profissionais e atividades econômicas, como fábricas, serviços, empresas, bancos, universidades, etc. Para atender à grande demanda de peregrinos durante a JMJ, ficam excluídos do feriado apenas comércio de rua, bares, restaurantes, centros comerciais e shopping centers, galerias, estabelecimentos culturais e pontos turísticos. Serviços públicos essenciais serão mantidos”. Mas, além de gerar confusão, os feriados criados para facilitar a movimentação dos peregrinos provocam polêmica. Segundo Daniel Plá, professor do MBA de varejo da Fundação Getúlio Vargas, por exemplo, mesmo funcionando normalmente, as lojas do Centro devem ter um prejuízo de R$ 15 milhões por dia de feriado.
Também procuradas, entidades que representam empresários e industriais, como Sebrae e Firjan, evitaram calcular prejuízos ou comentar o assunto. E há quem reclame dos feriados municipais criados por decreto para facilitar o ir e vir de peregrinos de uma única religião num Estado que é laico.
Leonardo Maciel, presidente da Rio Eventos, empresa da prefeitura, disse que, antes de decretar os feriados, o município estudou casos de outras cidades, como Madri, onde já aconteceu a JMJ. Segundo ele, a decisão foi tomada pelo prefeito a partir do momento em que se detectou que as cidades onde acontecem as grandes concentrações de pessoas param.
Na sede da prefeitura, terão expediente o gabinete do prefeito e as seguintes secretarias: Governo, Casa Civil, Ordem Pública, Desenvolvimento Social, Saúde e Cultura. Também estão excluídos do feriado as subprefeituras, Comlurb, IplanRio, Riotur, Guarda Municipal, RioLuz, Planetário, RioZoo, CET-Rio e as secretarias de Proteção e Defesa do Consumidor, de Transportes, Conservação e Turismo. Todas as unidades de saúde, incluindo hospitais, UPAs, clínicas da família e postos de saúde, funcionarão normalmente.
Como as escolas estão em férias, não haverá aulas. A maioria dos shoppings já decidiu que vai funcionar. O Detran informou que o expediente na sede e em todas as unidades do município será até meio-dia no dia 23 e normal no dia 24. Não haverá expediente nos dias 25 e 26. O metrô funcionará normalmente. O esquema de funcionamento dos trens da SuperVia ainda não foi divulgado.
Fonte: Verdade Gospel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atriz da Globo abandona homossexualismo

Bíblias cai do céu na Coreia do Norte, chuva de “Bíblias”

Convertida: Solange Frazão conta testemunho em programa da Renascer