Putin faz primeira visita à recém-anexada Crimeia

Putin participa de celebrações pelo


O presidente russo, Vladimir Putin, fez uma visita nesta sexta-feira (9) à região da Crimeia para celebrar o "Dia da Vitória" e prestar homenagem aos mortos da Segunda Guerra Mundial.

Diante de milhares de pessoas em Sebastopol, Putin afirmou que a anexação da Crimeia restabelece a "verdade histórica". "O ano de 2014 ficará na histórica como o que o povo que vive aqui decidiu com firmeza estar com a Rússia, confirmando a fidelidade à verdade histórica e à memória dos nossos pais", afirmou o mandatário, em discurso.

O mandatário chegou de helicóptero ao local, que foi o estopim para a atual crise entre Ucrânia e Rússia. Antes, Putin compareceu a uma parada militar na Praça Vermelha, de Moscou, também para recordar o aniversário do triunfo da União Soviética sobre as forças nazistas na Segunda Guerra Mundial. O evento contou com a participação de 11 mil militares.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Anders Fogh Rasmussen, disse, por sua vez, que a entidade "considera a visita de Putin à Crimeia inoportuna". "Para nós, a anexação à Rússia é ilegal e ilegítima. A Crimeia é um território da Ucrânia", afirmou, em uma coletiva de imprensa.

 Em março, a região da Crimeia, que pertencia à Ucrânia, realizou um referendo que aprovou sua anexação ao território russo.

Fonte: Ansa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atriz da Globo abandona homossexualismo

Convertida: Solange Frazão conta testemunho em programa da Renascer

Bíblias cai do céu na Coreia do Norte, chuva de “Bíblias”