Filipinas: mais de 1,2 milhão de pessoas fogem de supertufão
O tufão Hagupit que atingiu as Filipinas durante o fim de semana deixou pelo menos 21 mortos, informou a Cruz Vermelha filipina.
Dezoito vítimas morreram na ilha oriental de Samar, onde o tufão Hagupit tocou a terra no sábado (6) com ventos de 210 km/h, afirmou a secretária-geral da Cruz Vermelha, Gwendolyn Pang.
Ao todo, mais de 1,2 milhão de pessoas fugiram para 1.500 escolas, centros civis, prefeituras, academias e igrejas usadas como centros de abrigo por toda a área central das Filipinas, disse Pang.
O Hagupit, rebaixado para a categoria de tempestade tropical, agora com ventos de 110 km/h, avançava em direção a Manila, uma cidade de 12 milhões de habitantes.
O atual fenômeno não causou a mesma escala de devastação do mortal tufão Haiyan, em novembro do ano passado. O efeito menor se deu em parte porque houve uma massiva operação de evacuação de residentes de áreas costeiras e propensas a deslizamentos, antes que a tempestade chegasse.
O Hagupit, que dias antes tinha atingido a categoria 5 de “supertufão” enquanto passava pelo Oceano Pacífico, enfraqueceu no domingo para a categoria 2, ao atingir a terra firme pela segunda vez, na cidade de Cataingan no sul da ilha de Masbate.
Fonte: O Globo
Comentários
Postar um comentário