Chuva provoca alagamentos e deslizamentos em Petrópolis, RJ

Lama atingiu trecho de cerca de 500m da Estrada União e Indústria (Foto: Fernanda Soares/ G1)Lama atingiu trecho de cerca de 500m da Estrada União e Indústria (Foto: Fernanda Soares/ G1)

A ameaça de novos temporais deixa todos os rios de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, em estado de atenção nesta segunda-feira (9). 
Neste fim de semana, as chuvas causaram transtornos no Centro da cidade e no distrito de Pedro do Rio. O rio Quitandinha transbordou na tarde de domingo (8) e formou uma correnteza, arrastando carros(veja no vídeo). O comércio não foi atingido.
O nível já baixou, mas há riscos de novas cheias, de acordo com o sistema de alerta de inundações do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A cidade amanheceu com tempo nublado nesta segunda-feira.
Pedras rolaram na BR-040 em Petrópolis (Foto: Jaqueline Ribeiro)
O índice pluviométrico foi de 60,8 milímetros nas últimas 24 horas.
Às 17h28 deste domingo, como medida preventiva, a Defesa Civil acionou 11 sirenes com o alerta para risco de deslizamentos generalizados nos bairros Quitandinha (Amazonas, Ceará, Duques, Espírito Santo e Rio de Janeiro), Independência (Rua Ó e Taquara), Siméria, Dr. Thouzet e Vila Felipe (Campinho e Chácara Flora). Às 20h30, as sirenes foram desligadas.
Por volta das 8h desta segunda-feira, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis informou que as chuvas fortes da tarde deste domingo não geraram ocorrências graves no município. Segundo a secretaria, não houve vítimas ou feridos. Nenhuma casa foi atingida.
Deslizamento de lama abre cratera em rua de Petrópolis (Foto: Priscila Torquato/Intertv)
Ocorrências registradas 
Houve um deslizamento de terra no bairro Independência, interditando a Rua José Chaves, na esquina com a Rua Ó.
A Defesa Civil acionou o Plano de Contingência de Petrópolis e mobilizou a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) para a limpeza da via.
Também no domingo, o Rio Quitandinha, na altura da Rua Coronel Veiga, transbordou durante uma hora e meia. A Guarda Civil sinalizou os acessos à rua, orientando os motoristas a buscarem vias alternativas.
Agentes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros percorreram a via preventivamente, para auxiliar quem pudesse estar nela. Carros foram removidos das áreas inundadas por meio de cordas.
A Defesa Civil mobilizou a concessionária Águas do Imperador, que irá ceder um caminhão-pipa para a limpeza da via.
Em Pedro do Rio, na Estrada União Indústria, após o escorregamento de lama na noite de sábado (7), água e terra entraram em cerca de 80 casas. A Prefeitura continuará o trabalho de limpeza nesta segunda-feira (9). 
A Comdep está no local desde a noite de sábado, com cinco máquinas, 12 caminhões, três caminhões-pipa e 73 funcionários para a limpeza da via, que deverá ser concluída em dois dias.
Rua Olavo Bilac, no bairro Castelânia, ficou inundada em poucos minutos de chuva (Foto: Luciana Tesch / Arquivo pessoal)
A Secretaria de Estado de Obras, a pedido do prefeito Rubens Bomtempo, se comprometeu a enviar máquinas e caminhões para auxiliar nos trabalhos.
A CPTrans estará sinalizando a via e auxiliando os motoristas.
No domingo, técnicos da Defesa Civil vistoriaram as casas e constataram que, por enquanto, não há necessidade de interdição e a Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) distribuiu kits de limpeza e de higiene e cadastrou os moradores. Nesta segunda, agentes da Defesa Civil voltarão ao local.
Risco de deslizamentos
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil orienta a população a ligar para o número 199 e solicitar uma vistoria no caso de qualquer sinal de instabilidade no terreno ou na construção. A Defesa Civil segue operando em estágio de atenção.
Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atriz da Globo abandona homossexualismo

Convertida: Solange Frazão conta testemunho em programa da Renascer

Mãe de Marco Feliciano contradiz afirmação do pastor ao negar que ele a via “arrancando fetos” em clínica de aborto clandestina