Vaticano instala chaminé que anunciará eleição do novo papa


A chaminé que indicará ao mundo a escolha do novo papa foi instalada na manhã deste sábado, na Capela Sistina, após a 9ª Congregação dos Cardeais, no Vaticano. Ela deve começar a funcionar já na terça-feira, 12, data do início do conclave. O resultado é esperado até o fim da mesma semana. Desde o início do século XX, nenhum conclave durou mais que cinco dias.
Os 115 cardeais eleitores se reunirão na capela para uma missa, após o que darão início à escolha do sucessor de Bento XVI. Durante o processo, eles ficam completamente isolados do mundo exterior. A eleição só é encerrada quando um candidato recebe mais de dois terços dos votos, ou seja, 77 dos 115 possíveis.
A cada votação realizada, as cédulas são queimadas em um dos fornos instalados na capela. Caso nenhum cardeal obtenha dois terços dos votos, o sistema libera uma fumaça preta, feita com a queima dos papéis, misturados a um produto químico. Quando a escolha do pontífice é concluída, a chaminé solta uma fumaça branca. Para tanto, são utilizadas duas estufas. Uma delas serve para queimar os votos, e a outra permite que a visibilidade da fumaça aumente, evitando confusões na cor.
Preparações – Antes do início da votação, são realizadas diversas reuniões, chamadas de congregações, para definir os procedimentos do escrutínio e traçar o perfil ideal de quem ocupará o cargo máximo dentro da Cúria Romana. De acordo com o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, a última congregação deve acontecer na segunda-feira, visto que muitos cardeais pediram para falar.
No primeiro dia do conclave, apenas uma votação está prevista. Nos dias seguintes, ocorrerão dois escrutínios, um de manhã e outro à tarde. Caso não haja consenso nos primeiros três dias de conclave, os cardeais fazem uma pausa para oração e retomam o trabalho de escolha em seguida.
Fonte: Veja

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atriz da Globo abandona homossexualismo

Bíblias cai do céu na Coreia do Norte, chuva de “Bíblias”

Convertida: Solange Frazão conta testemunho em programa da Renascer