EUA elogiam nova proposta do Irã sobre questão nuclear

A Casa Branca disse nesta quarta-feira (16) que a proposta do Irã sobre a questão nuclear, apresentada nesta semana em Genebra, foi uma "nova proposta com um grau de seriedade e substância" que os EUA nunca haviam visto antes.
O porta-voz da Casa Branca Jay Carney afirmou que a proposta iraniana foi muito útil, embora ele tenha advertido que "ninguém deve esperar um avanço da noite para o dia".
A proposta foi apresentada durante negociação com o chamado grupo 5 + 1 (EUA, Rússia, França, China, Reino Unido, mais Alemanha).
Nova reunião foi marcada para novembro, também em Genebra.
Segundo diplomatas ocidentais, o Irã aceitou fazer concessões em relação a seu programa nuclear. Os detalhes não foram divulgados.

Israel 
As potências temem que o Irã use seu programa nuclear para fabricar armas, intenção que é negada pela república islâmica.
O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou que planeja conversar com o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, sobre as negociações nucleares com o Irã, e também sobre a questão palestina.
O encontro deve ocorrer em 23 de outubro, em Roma.
Netanyahu é um crítico da recente aproximação diplomática entre EUA e Irã, ocorrida após a eleição do moderado presidente Hassan Rohani. Ele defende que a pressão diplomática sobre Teerã em relação ao programa nuclear seja mantida.
A reunião desta terça e quarta aconteceu menos de um mês depois de o presidente dos EUA, Barack Obama, e o presidente iraniano Rohani terem conversado por telefone, durante a Assembleia Geral da ONU, no primeiro contato de mais alto nível entre os dois países desde a Revolução Islâmica de 1979.
Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atriz da Globo abandona homossexualismo

Convertida: Solange Frazão conta testemunho em programa da Renascer

Bíblias cai do céu na Coreia do Norte, chuva de “Bíblias”