Número de mortos em terremoto nas Filipinas passa de 100

O número de mortos em decorrência do terremoto de terça-feira nas Filipinas subiu para 144 nesta quarta (16), e equipes de resgate procuram sobreviventes nos escombros de edificações destruídas, incluindo uma igreja antiga e um hospital.
  •  
mapa terremoto filipinas 15/10 (Foto: 1)
Quase 3 milhões de pessoas foram afetadas pelo terremoto de magnitude 7,1, ocorrido na terça-feira, que causou deslizamentos e muitos danos à infraestrutura em locais turísticos das ilhas de Bohol e Cebu.
O número de feridos se aproxima de 300, e há pelo menos 23 desaparecidos.
A agência nacional de desastres disse que pelo menos 134 mortos estavam em Bohol, o local mais afetado, 630 quilômetros ao sul de Manila, a capital.
As autoridades temem que o número oficial de mortos suba quando a comunicação com áreas remotas for restabelecida. "Não alcançamos ainda muitos ‘barangays' (aldeias), muitos estão isolados, as estradas estão bloqueadas por grandes rochedos", disse o prefeito da localidade de Loon, Lloyd Lopez, a uma rádio.
Muitos sobreviventes, inclusive pacientes de alguns hospitais, tiveram de passar a noite ao relento, por causa dos tremores secundários. Mais de 840 deles foram registrados, sendo um de magnitude 5,1, segundo a agência filipina de vulcanologia.
"Há muitos tremores secundários, estamos com medo", disse à Reuters Elena Manuel, uma avó de 64 anos, que passou a noite com vizinhos e parentes no terreno de uma centenária igreja que desabou em Loon, cidade com cerca de 43 mil habitantes.
"Não temos mais comida nem água, porque as lojas estão fechadas, e a ponte... está danificada. Após o terremoto, água e lama brotaram de rachaduras no chão do nosso quintal."
Autoridades disseram que 23 pontes e cinco estradas estão intransitáveis em Bohol. Dezessete igrejas sofreram danos irreparáveis em suas antigas estruturas de pedra e coral.
Balsas e voos comerciais já retomaram suas operações, apesar dos danos nos portos e aeroportos de Bohol e Cebu. A Força Aérea está enviando 11 toneladas de mantimentos para Bohol, segundo um porta-voz.
O presidente Benigno Aquino vistoriou áreas atingidas e alertou para penalidades duras a quem tentar se aproveitar do desastre. O governo decretou estado de calamidade nas ilhas afetadas, o que resulta em um congelamento de preços.
Alguns visitantes cancelaram suas estadias em Bohol, mas John Patrick Chan, gerente-geral corporativo do grupo hoteleiro Bellevue, disse na TV local que o impacto sobre o turismo deve ser efêmero. "Tivemos sorte por o terremoto não ter danificado muitíssimo mais."
Círculo de Fogo do Pacífico
O arquipélago das Filipinas fica no Círculo de Fogo do Pacífico, uma cadeia de ilhas que registra uma intensa atividade sísmica e vulcânica.
Em fevereiro do ano passado mais de 100 pessoas morreram em um terremoto na ilha de Negros, a 100 quilômetros do epicentro do terremoto desta terça-feira.
O desastre natural mais grave registrado nas Filipinas aconteceu em 1976, quando um tsunami provocado por um terremoto de magnitude 7,9 devastou o Golfo Moro, na ilha meridional de Mindanao.
Entre 5.000 e 8.000 pessoas morreram, segundo estimativas oficiais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atriz da Globo abandona homossexualismo

Padre Fábio de Melo afirma ser favorável ao casamento gay como garantia de “direitos civis” a homossexuais; Assista

Menina chora ao saber que Jesus a ama e comove internautas