Shimon Peres propõe criação de 'ONU das religiões'

O papa Francisco teve um encontro nesta quinta-feira (4) com o ex-presidente de Israel Shimon Peres, 91 anos. O israelense deu uma entrevista à revista católica Família Cristã e pediu a criação de uma "ONU das religiões", liderada por Francisco.
Peres pediu ainda que "deveria ser escrita também uma Carta das Religiões Unidas, exatamente como a Carta da ONU. A nova carta deve estabelecer que não tem nada a ver com as religiões o fato de decapitar pessoas ou fazer assassinatos em massa, como temos visto nas últimas semanas". O ex-presidente se referia ao grupo terrorista Estado Islâmico, que usa o islamismo como desculpa para atrocidades contra pessoas de outros credos.
O israelense, que ganhou um prêmio Nobel da Paz em 1994, continuou suas críticas aos grupos extremistas. "É uma guerra completamente nova a respeito daquelas do passado, seja nas técnicas e sobretudo nas motivações. Hoje em dia há centenas, se não milhares, de grupos terroristas que matam em nome de Deus", ressaltou o israelense.
Ele ainda acrescentou que "no passado, a maior parte das guerras era motivada pelo espaço das nações. Hoje, ao invés disso, as guerras ocorrem com a desculpa da religião".
Shimon Peres explicou o porquê da criação dessa entidade religiosa. "Para opor-se a isso, é preciso ter a nossa Organização das Nações Unidas, que não tem os Exércitos das nações nem as convicções que criam as religiões. E que fique claro, quando a ONU manda seus negociadores para o Oriente Médio — que sejam das Ilhas Fiji ou das Filipinas — e eles são sequestrados pelos terroristas, o que faz o secretário-geral da ONU? Uma bela declaração que não tem a força nem a eficácia que qualquer homilia do Papa, que só na Praça de São Pedro reúne meio milhão de pessoas", destacou Peres.
Nessa parte da declaração, o ex-líder se referiu ao grupo de 40 homens sequestrados por grupos extremistas na região de Golan, entre a Síria e Israel.
O político ainda destacou que Francisco seria o líder ideal para o encontro "pelas razões que falei acima e também porque ele já provou essa liderança convidando o palestino Mahmoud Abbas, eu e o Patriarca de Constatinopla para rezar aqui no Vaticano". O encontro ocorreu no dia 2 de setembro, após a viagem de Francisco pela Terra Santa.
Peres também disse que apresentou a ideia ao Pontífice porque "talvez pela primeira vez na história, o Santo Padre é um líder respeitado por tantas pessoas e também pelas diversas religiões e seus expoentes. Talvez seja o único líder realmente respeitado por todos".
A Santa Sé ainda não divulgou nota sobre o encontro desta quinta-feira.
Fonte: R7

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atriz da Globo abandona homossexualismo

Bíblias cai do céu na Coreia do Norte, chuva de “Bíblias”

Convertida: Solange Frazão conta testemunho em programa da Renascer