Jean Wyllys presta queixa na PF contra pastor que compartilhou piada como se fosse notícia

Jean Wyllys presta queixa na PF contra pastor que compartilhou piada como se fosse notícia

O compartilhamento de um texto fictício como se fosse real sobre o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) e seus aliados na militância homossexual rendeu uma queixa à Polícia Federal por parte do parlamentar contra o pastor que republicou o texto.
O “hoax” compartilhado pelo pastor Davi Morgado, da Rede Promessa, como se fosse uma notícia verdadeira, foi um texto do site de humor Sensacionalista.
De acordo com Jean Wyllys, após a publicação no site da Rede Promessa, ele recebeu agressões verbais e ameaças de morte de fiéis que acreditaram no texto fictício.
A “matéria” em questão afirmava que Wyllys iria propor a proibição do casamento de evangélicospara evitar que os fiéis tivessem filhos. No entanto, o slogan do site de humor é bastante sugestivo quanto ao teor de suas publicações: “Isento de verdade”.
“Acabo de protocolar mais uma denúncia à Polícia Federal contra a Rede Promessa e seu responsável, Pastor Davi Morgado, que em seu perfil pessoal divulgou uma matéria fictícia que dizia que uma suposta bancada de deputados que eu comandaria quer proibir o casamento entre evangélicos como forma de contra ataque às tentativas de proibir o casamento igualitário. A matéria foi criada por um site de deboche, que cria matérias fictícias e irônicas por diversão e que, originalmente, foi muito compartilhada por quem depreendeu, dela, a ironia e a proposital inversão de sujeitos a fim de demonstrar quão ridícula é a interferência da bancada fundamentalista em um assunto exclusivamente de âmbito civil”, escreveu Jean Wyllys em seu perfil no Facebook.
O ativista gay acrescentou que deu queixa contra o pastor por conta da repercussão que a publicação do texto de humor como se fosse uma notícia verdadeira gerou: “A internet está cheia deste tipo de blogs que criam notícias fictícias. Alguns avisam seus usuários de que o conteúdo não é verdadeiro. Até aqui, tudo bem. O problema é quando alguém, intencionalmente, resolve transformar a mentira em verdade, a fim de manipular a opinião de pessoas – e são muitas as que são incapazes de sequer procurar e confirmar a fonte ou veracidade das notícias que leem. E foi isto que fez o site evangélico ‘Rede Promessa’, do pastor supracitado, que reproduziu a NOTÍCIA FICTÍCIA sem citar a fonte, dando a ela o caráter de notícia inédita e verdadeira”.
Diante dos fatos, o pastor Davi Morgado se retratou publicamente com os leitores e com o deputado federal: “Venho diante de todos os meus seguidores comunicar uma errata e pedir perdão ao deputado Jean Wyllys por ter compartilhado uma matéria que não é verídica. Acabei recebendo de seguidores e compartilhando sem conferir a fonte. A matéria dizia que ele e demais deputados criaram projeto contra casamento de evangélicos. Bom, fica de lição para mim e para todos, que antes de compartilhar, confiram a fonte”, escreveu em seu perfil na rede social.
O deputado Jean Wyllys reproduziu a errata de Davi Morgado em sua página, mas não confirmou se iria retirar a queixa contra o pastor.
Fonte: Gospel +

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atriz da Globo abandona homossexualismo

Bíblias cai do céu na Coreia do Norte, chuva de “Bíblias”

Convertida: Solange Frazão conta testemunho em programa da Renascer