EUA confirmam bombardeios do Irã contra o EI no Iraque

Imagem: Divulgação

O Pentágono afirmou nesta terça-feira que caças iranianos atacaram posições do Estado Islâmico no Iraque no últimos dias. “Temos indicações de que eles lançaram ataques aéreos”, declarou o porta-voz do departamento de Defesa, almirante John Kirby. A revelação ocorre após a rede de televisão Al-Jazeera exibir imagens de caças F-4 atacando objetivos na província de Diyala, na fronteira com o Irã.

Os militares americanos, no entanto, negaram qualquer participação nas operações dos iranianos, que têm uma relação diplomática tensa e frequentemente hostil com os EUA. “Não mudou nada sobre nossa política de não coordenar ações militares com o Irã”, assegurou Kirby. O Pentágono destacou que o governo iraquiano é responsável por controlar o espaço aéreo do país. O governo xiita do Irã apoia a luta do Iraque contra os jihadistas sunitas dando suporte às milícias xiitas e às tropas iraquianas, mas essa é a primeira vez que os Estados Unidos confirmam ataques aéreos realizados por caças do Irã contra o EI. Autoridades de Teerã, porém, acusam os EUA de serem os responsáveis pela instabilidade no Iraque e rejeitam qualquer aproximação com os militares americanos que combatem os jihadistas.
Perguntado se considera os bombardeios iranianos no Iraque como um fator positivo na luta contra o EI, o porta-voz do Pentágono se limitou a responder que os EUA “não querem nada que alimente ainda mais as tensões sectárias” no Iraque.
Fonte: Verdade Gospel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atriz da Globo abandona homossexualismo

Bíblias cai do céu na Coreia do Norte, chuva de “Bíblias”

Convertida: Solange Frazão conta testemunho em programa da Renascer