Moradores temem nova tragédia após chuva em Teresópolis, RJ
No dia seguinte à chuva que afetou vários bairros de Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, os moradores temem uma nova tragédia. Há dois anos, o município foi castigado por um temporal que provocou mais de 900 mortes. Na manhã desta sexta-feira (4), homens da Defesa Civil e da Prefeitura cortavam três árvores que caíram no Rio Paquequer, após o muro de cerca de 40 metros de uma casa desabar. Por volta das 10h, não chovia na cidade.
A residência que teve o muro destruído fica na Rua Piabanha, no Jardim Comary, bairro vizinho ao Caxangá, região mais afetada pela água. As árvores e o concreto atingiram três imóveis localizados na beira do Rio Paquequer. De acordo com a Defesa Civil, não houve vítimas.
Segundo a Defesa Civil de Teresópolis, o município permanece em estado de alerta nesta manhã e a Defesa Civil continua vistoriando as áreas de risco.
Susto e desespero
Vizinho à residência onde o muro caiu, o vendedor Alessandro Almeida conta que por volta das 22h30, de quinta-feira (3), chovia forte e a água do Rio Paquequer estava a cerca de três metros acima do nível normal.
Vizinho à residência onde o muro caiu, o vendedor Alessandro Almeida conta que por volta das 22h30, de quinta-feira (3), chovia forte e a água do Rio Paquequer estava a cerca de três metros acima do nível normal.
“Estava deitado e escutei um barulho, um estrondo, muito alto. Na hora, pensei que as casas da Ilha de Caxangá, que fica na beira do rio, estivessem desmoronado. Mas, quando saí, vi que foi o muro da casa ao lado que despencou. Foi um susto muito grande”, relata Alessandro.
Alessandro diz que acionou a Defesa Civil, que chegou ao local após 20 minutos. O morador explica que a árvore e os detritos do muro não puderam ser removidos, já que não havia iluminação e o rio estava ameaçando a transbordar. Segundo Alessandro, o trabalho de poda e retirada do concreto começou por volta das 7h30 desta sexta-feira.
Lama e caos
Alguns bairros do município amanheceram sujos de lama. Desde cedo, moradores e comerciantes limpavam as calçadas sujas de lama, na Avenida Oliveira Botelho, a principal via do Alto.
Alguns bairros do município amanheceram sujos de lama. Desde cedo, moradores e comerciantes limpavam as calçadas sujas de lama, na Avenida Oliveira Botelho, a principal via do Alto.
Nesta manhã há retenções na BR-116, na altura da Serra de Teresópolis, também por causa da chuva da madrugada. Barreiras caíram entre km 89 e km104, obrigando a concessionária da rodovia operar no esquema 'pare e siga' no trecho. Não há informações de feridos nesses desabamentos de terra.
Na noite de quinta-feira, a serra ficou fechada ao tráfego nos dois sentidos por quase seis horas. A medida foi uma prevenção, já que havia riscos de novos deslizamentos.
Fonte: G1
Comentários
Postar um comentário