Apesar das tensões, União Europeia decide manter diplomatas nas Coreias

Soldados sul-coreanos patrulham a zona fronteiriça com a Coreia do Norte nesta quarta-feira (10) em Paju (Foto: AFP)
A União Europeia disse nesta quarta-feira (10) à Coreia do Norte que a situação no terreno não justifica retirar os diplomatas europeus da Península Coreana, apesar da crescente tensão militar na região.
A mensagem foi transmitida ao Ministério do Exterior da Coreia do Norte pela Suécia, em resposta ao alerta dado pelos norte-coreanos na semana passada, de que o país não poderia garantir a segurança dos diplomatas após 10 de abril, segundo um porta-voz europeu.
"Apesar das atuais tensões, que deliberadamente tentam aumentar através da retórica agressiva, julgamentos que a situação no terreno não justifica evacuar ou realocar as missões diplomáticas dos estados membros da União Europeia", nem na Coreia do Norte, nem na Coreia do Sul disse o porta-voz, que também apelou para que Pyongyang "evite mais declarações ou ações provocativas".
"Nesta manhã, a embaixada da Suécia comunicou esta posição ao Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte, como representante local da União Europeia e em nome das embaixadas da UE em Pyongyang", disse a fonte.
mapa coreias 05.04 (Foto: Arte/G1)
Na terça-feira, um membro da União Europeia havia declarado que os sete países europeus com uma embaixada em Pyongyang não pretendiam, por enquanto, retirar o pessoal diplomático, apesar do conselho dado a este respeito pelas autoridades norte-coreanas. Esses sete países são Alemanha, Reino Unido, Bulgária, Suécia, Romênia, República Tcheca e Polônia.
Na semana passada, a Coreia do Norte alertou que não poderia garantir a segurança das missões diplomáticas em Pyongyang a partir de 10 de abril em caso de conflito.
A Coreia do Norte ameaçou os EUA e seus aliados, em resposta às sanções que sofreu do Conselho de Segurança da ONU, por conta de seu terceiro teste nuclear, realizado no início do ano. O fechado regime norte-coreano também quer que EUA e Coreia do Sul cessem as manobras militares conjuntas na região.

A UE reiterou nesta quarta às autoridades norte-coreanas que, sob as Convenções de Viena, o país tem "uma obrigação contínua e em todas as circunstâncias de proteger as missões diplomáticas e cidadãos da UE".

As missões diplomáticas da União Europeia em Pyongyang, Seul e Pequim, "permanecem em estreito contato e coordenação". "Atualmente, os Estados-membros da UE não mudaram seus conselhos para viagens à região e não recomendam aos seus cidadãos a tomar medidas especiais", acrescentou o porta-voz.
Brasil
Segundo o Itamaraty, a avaliação da situação das embaixadas do Brasil na Coreia do Norte e na Coreia do Sul é contínua, e por enquanto ambas as representações estão funcionando normalmente, assim como as do Japão.
Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atriz da Globo abandona homossexualismo

Bíblias cai do céu na Coreia do Norte, chuva de “Bíblias”

Convertida: Solange Frazão conta testemunho em programa da Renascer