Pentágono acredita que Coreia do Norte pode lançar míssil nuclear

Uma agência de espionagem do Pentágono concluiu, com "moderada confiança", que a Coreia do Norte tem a habilidade de lançar mísseis balísticos com ogivas nucleares, mas as armas provavelmente não seriam "confiáveis", disseram autoridades nesta quinta-feira (11), segundo a agência Reuters.
A informação está em estudo feito no mês passado pela Agência de Inteligência da Defesa. Aparentemente, é a primeira vez que as autoridades americanas chegam a esta conclusão, que mostra que os riscos da escalada militar na região da Península da Coreia são grandes.
Após essa informação ter sido divulgada, um oficial disse à CNN que a administração americana "não acredita" que a Coreia do Norte tenha desenvolvido um artefato nuclear. Segundo a Reuters, a inteligência marcou o documento como 'não secreta', de acordo com fontes da administração e da defesa.
'Medidas necessárias'
Mais cedo nesta quinta, o presidente dos EUA, Barack Obama, pediu à Coreia do Norte que detenha sua "atitude agressiva" contra o país e seus aliados.
A declaração foi dada durante um encontro na Casa Branca com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
Obama afirmou que os Estados Unidos preferem resolver o conflito pela via diplomática.
"Ninguém quer ver um conflito" com a Coreia do Norte, mas os Estados Unidos estão prontos para tomar as medidas necessárias para se proteger, disse o presidente durante breve discurso no Salão Oval.
"Os Estados Unidos darão todos os passos necessários para proteger seu povo e cumprir as obrigações em virtude de nossas alianças na região", disse o presidente durante breve discurso no Salão Oval.
"Estamos de acordo em que agora é o momento de que a Coreia do Norte ponha fim ao tipo de atitude agressiva que vem tendo", afirmou Obama.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, encontra o presidente dos EUA, Barack Obama, nesta quinta-feira (11) na Casa Branca (Foto: AFP)
Segundo o presidente, "é importante para a Coreia do Norte, como para qualquer outro país do mundo, observar as regras e normas básicas".
mapa coreias 05.04 (Foto: Arte/G1)
Ban se disse "profundamente preocupado (...) com a tensão na Península Coreana" e convocou "os países vizinhos, incluindo a China, a exercer sua influência sobre a Coreia do Norte para resolver a situação de maneira pacífica".

O secretário-geral da ONU saudou ainda "a resposta comedida" das autoridades americanas às ameaças dos norte-coreanos.
G8 pressiona
Também nesta quinta-feira, o grupo de chanceleres do G8, inclusive o secretário de Estado americano, John Kerry, condenaram duramente o regime de Pyongyang por seu programa nuclear, advertindo que seria objeto de mais sanções caso lance um míssil.
A Coreia do Norte elevou o tom de suas ameaças de guerra nas últimas semanas, após sofrer uma nova rodada de sanções do Conselho de Segurança da ONU, em represália à realização de seu terceiro teste nuclear.
O fechado regime comunista de Pyongyang também quer que Estados Unidos e Coreia do Sul detenham as manobras militares conjuntas na região da Península Coreana.
A Coreia do Norte já ameaçou atacar EUA, Coreia do Sul e também o Japão, gerando apreensão na comunidade internacional.
Em meio a tensões crescentes na península coreana, oficiais de inteligência em Seul afirmam que Pyongyang tem dois mísseis de médio alcance para lançamento iminente em sua costa leste.

Os Estados Unidos, juntamente com seus aliados Coreia do Sul e Japão, impulsionaram defesas antimísseis na região, com navios equipados com armamento antimísseis, um radar flutuante e interceptores no arquipélago de Guam.

Comandantes americanos afirmam que suas forças estariam prontas para derrubar um míssil norte-coreano em caso de ameaça à Coreia do Sul, ao Japão ou a bases americanas em Guam.
Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atriz da Globo abandona homossexualismo

Bíblias cai do céu na Coreia do Norte, chuva de “Bíblias”

Convertida: Solange Frazão conta testemunho em programa da Renascer