Atores de peça que mostra Jesus gay serão julgados por blasfêmia na Grécia
Os atores e produtores de uma peça de teatro que representa Jesus Cristo e os apóstolos como homossexuais serão julgados na Grécia por "blasfêmia" e podem ser condenados a dois anos de prisão, informou neste sábado a imprensa grega.
A Justiça aceitou a denúncia de um bispo contra a peça "Corpus Christi", do americano Terrence McNally, encenada em Atenas por uma companhia dirigida pelo diretor greco-albanês Laertis Vasiliu.
A peça foi recentemente suspensa, por decisão do teatro no qual era apresentada, após três semanas de constantes pressões e agressões ao público por parte de fundamentalistas religiosos e membros do partido nazista Aurora Dourada.
Em declarações ao jornal "Kathimerini", Vasiliu negou as acusações de "insulto à religião" e "blasfêmia mal-intencionada".
"O que eu vejo é que aqui há gente que roubou e não estão na prisão enquanto a procuradoria se volta contra a arte", lamentou.
Vários meios de comunicação gregos chamaram a atenção para o fato de que, ao mesmo tempo em que processou os atores e produtores de 'Corpus Christi', as autoridades não averiguaram as agressões sofridas pelos espectadores da peça.
A Grécia é, na prática, um Estado confessional no qual a Igreja Ortodoxa tem um papel preeminente segundo a Constituição. O Código Penal grego castiga com até dois anos de prisão "qualquer ofensa mal-intencionada a Deus" e "qualquer ofensa à Igreja Ortodoxa de Cristo ou outra religião tolerada" no país.
Fonte: Folha
Jesus e a sua SEXUALIDADE: Uma incógnita que desperta desejos em mentes férteis e “atrevidas” na pós modernidade...
ResponderExcluirPois bem! Me causa indignação a atitude GREGA de querer condenar dois atores por expressarem supostas interpretações sobre a vida do misterioso JESUS (a arte pós-moderna deve ser livre e autônoma). Não se pode instalar a ditadura do controle na arte – ela é livre, sarcástica, Irritante, ousada... Quando li História da sexualidade e arqueologia do saber ( Foucault), pude perceber que a linguagem teve um papel importante na vida de CRISTO: pois um sujeito sexuado foi transformado a partir das representações sociais um sujeito “sem falos”, ou seja, ninguém sabe se ele amou, se masturbou, deitou. SIMPLESMENTE DIZEM: ele é Imexível, não se sabe o tamanho do coração, do pinto, da bunda, da barba... É ÓBVIO QUE EM ALGUM MOMENTO SEU FALOS FICOU ERECTUS, logo nada mais normal querer especular se foi com uma mulher ou um homem. Afinal, somos sujeitos do desejo (FREUD).
Quando li trechos da Bíblia na adolescência, não lembro de ter ENCONTRADO ALI comentários sobre a vida pessoal dele, logo se especula. NORMAL para quem vive no século XXI com ferramentas sofisticadas para olhar no buraco da fechadura e ir até a sua origem.
Embora saibamos que os ‘padrecos’ da catolicidade (Agostinho, Jerônimo e Tomas de Aquino) deram sua contribuição para a manutenção do negativismo em relação ao prazer sexual característico da influência estóica, temos a curiosidade em entender nos dias atuais mais sobre a vida de um sujeito que é marcado por tantas contemplações e possíveis milagres: ainda que absolutamente NADA tenha sido verificado.
Por fim, a arte não pode ser condenada ou ser enjaulada, pois não são os filósofos, artistas, intelectuias ou à critica que são UNILATERAIS OU INTOLERANTES. O contrário. São os homens que em sua arrogância perseguem os que ensinam os sujeitos a entender e enredar o mundo sob a ótica construcionista. Por exemplo, em seu radicalismo selvagem a igreja e os seus representantes perseguiram e prenderam Rousseau (já que estou comentando sobre ele), condenaram Galileu, mataram Giordano Bruno, dentre mais uma centena... Excomungaram ESPINOSA, VOLTAIRE e seguem seu périplo inquisitório nos dias atuais perseguindo e podando a liberdade de expressão cavada com muito sacrifício. Por enquanto nenhum ateu ou crítico escomungou ninguém. A QUESTÃO É: Como provar que alguém pode ter nascido de uma mulher virgem e representar o cosmos? COMO se confecciona um mito? POR QUE A luz (PLATÃO) está cada vez mais difícil de ser acesa? SERÁ que caminhamos para ahiper-pós-modeRnidade com recheios de segundo medievo? ....