Francisco discute reforma do IOR com cardeais
Sede do IOR no Vaticano: banco esteve no centro de escândalos nos últimos anos (foto: EPA)
18 FEVEREIRO, 19:18•CIDADE DO VATICANO•ZLR
(ANSA) - O papa Francisco se reuniu nesta terça-feira (18) com o conselho de oito cardeais criado para estudar a reforma da Cúria. Também participou do encontro uma comissão formada para analisar o Instituto para as Obras de Religião (IOR), também conhecido como Banco do Vaticano. "Os trabalhos se desenvolveram em uma atmosfera de notável interesse por parte dos cardeais em compreender bem a matéria", contou o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi.
Segundo ele, um dos pontos discutidos foi a missão que o IOR deve ter, ou seja, seu papel no trabalho realizado pela Igreja em todo o mundo, que precisa ir além das suas funções econômicas. "Foi considerada de modo articulado e amplo a realidade do Instituto, as causas dos problemas que podem ter existido no passado, e foram indicadas algumas possíveis orientações para a sua renovação", afirmou Lombardi, acrescentando que até o momento não foi tomada nenhuma decisão sobre o assunto.
Nos últimos anos, o Banco do Vaticano esteve no centro de uma série de escândalos de fraudes financeiras, o que levou à substituição da cúpula de religiosos que controla a instituição em janeiro deste ano. O cardeal e arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, foi um dos afastados.
Fonte; Gospel Prime
Comentários
Postar um comentário