Chuva afeta mais de dois terços dos municípios do ES


A Defesa Civil do Espírito Santo informou em boletim nesta sexta-feira (27) que subiu para 54 o número de municípios afetados pela chuva no Estado. Isso representa 69% das 78 cidades capixabas, ou seja, mais de dois terços.

Julio Santos/Colatina Hoje/Facebook

Também subiu a quantidade de pessoas fora de casa em função dos danos causados pela chuva: são 61.773 moradores desalojados ou desabrigados. Desse total, 6.171 foram levados para abrigos e 55.602 estão desalojados (foram para casas de parentes e amigos).
De acordo com a contagem oficial da Defesa Civil, 23 pessoas morreram desde a semana passada em consequência dos estragos da chuva.
São oito mortes em Colatina, seis em Itaguaçu, quatro em Barra de São Francisco, três em Baixo Guandu, uma em Domingos Martins e outra em Nova Venécia.
O governo estadual decretou Situação de Emergência em todas as áreas afetadas por desastres decorrentes das últimas chuvas.
ResgatesA Defesa Civil também contabiliza 396 pessoas feridas, mas informa que o levantamento sobre as vítimas é prejudicado pela "dificuldade de acesso a muitas localidades, algumas totalmente isoladas pela intensa inundação, sem comunicação, água potável e energia elétrica".
Desde a semana passada, a FAB (Força Aérea Brasileira) já resgatou ao menos 162 vítimas das enchentes no Espírito Santo. As Forças Armadas estão usando quatro helicópteros e três aviões no Estado.
A Polícia Militar capixaba resgatou, com helicóptero, 49 pessoas em locais de difícil acesso. Entre os resgatados, há idosos, grávidas e crianças.
Pilotos de enduro, entre eles algum campeões de importantes competições nacionais, se uniram para ajudar as vítimas.
Motociclistas do Trail Clube Mata Atlântica, da cidade de Venda Nova do Imigrante, foram até Itaguaçu, um dos municípios mais devastados, para ajudar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil a mapear a situação de comunidades serranas.
A ação começou nesta quinta-feira (26). Com as motos, os pilotos conseguiram chegar a lugares inacessíveis para veículos 4x4 e aeronaves.
Aeronaves e motos também têm sido usadas para levar remédios, alimentos e outros donativos para as vítimas.
As medições do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural) apontam que este é o mês de dezembro mais chuvoso da história no Espírito Santo.
Cerca de 20 mil quilômetros de estradas estaduais e federais foram danificados pela chuva no Estado. Em alguns casos houve rompimento de pista. A rodovia federal BR-259, que liga o Espírito Santo a Minas Gerais, está interditada no km 79, em Colatina. A pista cedeu no local.
Fonte: uol

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atriz da Globo abandona homossexualismo

Bíblias cai do céu na Coreia do Norte, chuva de “Bíblias”

Convertida: Solange Frazão conta testemunho em programa da Renascer