Papa Francisco nega ser marxista


Papa Francisco nega ser marxista
Papa Francisco nega ser marxista
“A ideologia marxista é errada. Mas na minha vida eu conheci muitos marxistas que são boas pessoas, e por isso não me sinto ofendido”, disse o líder católico.O Papa Francisco concedeu uma entrevista ao jornal italiano “La Stampa” negando que seja marxista, dizendo que esta ideologia “é errada”.
As acusações começaram por conta de uma exortação apostólica assinada por ele onde se lê: “Enquanto os lucros de poucos crescem exponencialmente, os da maioria situam-se cada vez mais longe do bem-estar daquela minoria feliz. Tal desequilíbrio provém de ideologias que defendem a autonomia absoluta dos mercados e a especulação financeira. Por isso, negam o direito de controle dos Estados, encarregados de velar pela tutela do bem comum”.
Ao esclarecer seu ponto de vista, o Papa disse que defendeu o ponto social da Igreja e “isso não significa ser marxista”. “Eu tentei apresentar uma fotografia do que está acontecendo”, se defendeu.
Na semana passada Francisco divulgou outro documento criticando os salários exorbitantes e bônus, voltando a falar da economia gananciosa que tem dominado boa parte dos países do mundo.
O documento em questão foi escrito especialmente para o Dia Mundial da Paz (comemorado no dia 1º de janeiro) e foi publicado na mesma semana em que Jorge Mario Bergoglio foi eleito como a “personalidade do ano” pela revista Time.
“As graves crises financeiras e econômicas da atualidade (…) levaram o homem a buscar a satisfação, felicidade e segurança no consumo e nos ganhos fora de qualquer proporção com os princípios de uma economia sólida”, disse o papa na carta.
Francisco também propôs uma saída: “A sucessão de crises econômicas deve levar também a repensarmos os nossos modelos de desenvolvimento econômico e a uma mudança no estilo de vida.”
Fonte: Gospel Prime

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atriz da Globo abandona homossexualismo

Bíblias cai do céu na Coreia do Norte, chuva de “Bíblias”

Convertida: Solange Frazão conta testemunho em programa da Renascer