Em São Paulo, 2,1 milhões enfrentam racionamento oficial

SECA - Situação na represa Jaguari-Jacareí, que integra o Cantareira

SECA - Situação na represa Jaguari-Jacareí, que integra o Cantareira (Luis Moura/Folhapress/VEJA)
Pelo menos 2,1 milhões de pessoas em São Paulo já enfrentam racionamento oficial de água, segundo levantamento do jornal Folha de S. Paulo. O número equivale a 1 em cada 20 habitantes do Estado. Ao todo, dezoito cidades adotaram o rodízio oficialmente, e outras sete chegaram a fazê-lo, mas já retomaram o fornecimento normal.
O levantamento do jornal se deu entre todas as cidades paulistas com mais de 100.000 habitantes não abastecidas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), e entre municípios menores que haviam decretado racionamento neste ano. Nesses locais, o fornecimento fica a cargo de prefeituras ou de empresas contratadas pela administração municipal. Nas cidades com racionamento adotado, o período sem água pode variar entre quatro horas diárias ou um dia.
A cidade de Guarulhos, segunda maior do Estado, com 1,3 milhão de habitantes, adotou formalmente o rodízio - são dois dias com água para um sem. Em março, a Sabesp cortou em 15,5% o volume de água do Sistema Cantareira vendido para a cidade, abastecida pelo serviço municipal, o SAAE.
Descartado - O rodízio na região da Grande São Paulo abastecida pelo Sistema Cantareira foi descartado pelo governo do Estado. Segundo o governador Geraldo Alckmin, foi uma decisão técnica. Em fevereiro, a Sabesp lançou o programa de bônus para estimular a população a economizar, remanejou água de outros sistemas, incluindo Alto Tietê e Guarapiranga, e reduziu a pressão da água na rede à noite.
Segundo o governo, essas medidas fazem parte do Plano de Contingência 2 e resultaram em economia de 8.400 litros por segundo em junho, o correspondente a um rodízio de 72 horas sem e 36 horas com água. Embora não tenha evitado a queda do nível do Cantareira, a Sabesp afirma que o rodízio agora é "desaconselhável" e pretende usar até 300 bilhões de litros do volume morto.
Fonte: Veja

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atriz da Globo abandona homossexualismo

Bíblias cai do céu na Coreia do Norte, chuva de “Bíblias”

Convertida: Solange Frazão conta testemunho em programa da Renascer