Papa concede indulto a mordomo preso no escândalo VatiLeaks


O Papa Bento XVI indultou o seu ex-mordomo Paolo Gabriele, que estava preso desde outubro por seu envolvimento no caso VatiLeaks, informou neste sábado (22) o Vaticano.
Gabriele estava em uma cela da Guarda do Vaticano, cumprindo pena de 18 meses de prisão imposta pelo Tribunal do Vaticano por ter furtado documentos confidenciais do papa.
"O Santo Padre, em um ato muito paternal, foi ver pessoalmente Paolo Gabriele para lhe comunicar que havia concedido sua graça", disse o padre Federico Lombardi.
O encontro durou cerca de 15 minutos. Gabriele já voltou para a companhia de sua família.
A possibilidade de indulto já havia sido comentada.
Gabriele, empregado mais próximo do Papa, foi preso em maio.
Mais de mil documentos -principalmente fotocópias, mas também alguns originais- foram encontrados em sua casa, retirados do gabinete dos secretários do Papa. Alguns, ultra-confidenciais, tinham sido assinados por Bento XVI.
Durante seu julgamento, o acusado, de 46 anos, cidadão e morador do Vaticano, casado e pai de três filhos, declarou que tinha a intenção de "ajudar" o Papa, que, segundo ele, não sabia dos escândalos que ocorriam no pequeno Estado. Esses documentos foram enviados principalmente para o jornalista italiano Gianluigi Nuzzi.
Ele foi considerado culpado de "roubo agravado", crime para o qual o direito do Vaticano não prevê a possibilidade de liberdade condicional.
Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atriz da Globo abandona homossexualismo

Bíblias cai do céu na Coreia do Norte, chuva de “Bíblias”

Convertida: Solange Frazão conta testemunho em programa da Renascer