Famílias divididas pela Guerra da Coreia têm reencontro emocionado

O sul-coreano Park Yang-gon (dir.), de 53 anos, é abraçado por seu irmão Park Yang-su, que foi abduzido pela Coreia do Norte, durante encontro familiar no resort Monte Kumgang, na Coreia do Norte. Um grupo de 100 sul-coreanos cruzou a fronteira para o enc (Foto: News1/Korea Pool/Reuters)O sul-coreano Park Yang-gon (dir.), de 53 anos, é abraçado por seu irmão Park Yang-su, que foi abduzido pela Coreia do Norte, durante encontro familiar no resort Monte Kumgang, na Coreia do Norte (Foto: News1/Korea Pool/Reuters)

Oitenta e dois idosos sul-coreanos, alguns com problemas graves de saúde, participaram nesta quinta-feira em um emocionante encontro com os parentes norte-coreanos no monte Kumgang,Coreia do Norte, 60 anos depois da separação provocada pela Guerra da Coreia (1950-1953).
Dez ônibus escoltados por veículos da polícia saíram do porto sul-coreano de Sokcho poucas horas antes em direção ao monte Kumgang.O primeiro encontro desde 2010 de famílias coreanas separadas pela guerra começou às 15h (3h de Brasília) com uma grande cerimônia, em um grande salão localizado no monte Kumgang, informou o ministério sul-coreano da Unificação.
Alguns participantes têm problemas graves de saúde. Mais de 10 deles se deslocam em cadeiras de rodas e duas idosas viajaram de ambulância.
Os 82 sul-coreanos se reuniram com 180 familiares norte-coreanos em um encontro emotivo, após mais de 50 anos sem notícias.
O norte-coreano Lee Yun-jeun, de 72 anos, abraça sua irmã sul-coreana, Lee Sun-hyang, de 88 (Foto: Lee Ji-eun/Yonhap/Reuters)O norte-coreano Lee Yun-jeun, de 72 anos, abraça
sua irmã sul-coreana, Lee Sun-hyang, de 88
(Foto: Lee Ji-eun/Yonhap/Reuters)
"Penso que quando olhar para o seu rosto, não vou conseguir acreditar', disse Kim Dong-bin, de 81 anos, horas antes do encontro com a irmã mais velha.
"Não sei se vou conseguir reconhecê-la imediatamente. Faz tanto tempo que não nos vemos", completou.
Os participantes, selecionados por sorteio, levaram presentes, remédios, fotos e vídeos para entregar aos parentes do Norte.
"São coisas difíceis de encontrar na Coreia do Norte", disse Kim Se-rin, de 85 anos.
O encontro entre famílias continuará no próximo domingo, quando 88 norte-coreanos se reunirão com 361 familiares sul-coreanos.
As negociações entre Seul e Pyongyang tornaram possíveis os encontros, os primeiros desde 2010.
A Coreia do Norte concordou com a reunião depois de ter exigido, em vão, que a Coreia do Sul anulasse as manobras militares conjuntas com os Estados Unidos previstas para os próximos dias.
Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atriz da Globo abandona homossexualismo

Bíblias cai do céu na Coreia do Norte, chuva de “Bíblias”

Convertida: Solange Frazão conta testemunho em programa da Renascer