Irã e 5+1 voltarão a se reunir em 18 de fevereiro

Catherine Ashton disse que negociações com Irã continuarão em Viena (foto: EPA)

Catherine Ashton disse que negociações com Irã continuarão em Viena (foto: EPA)
(ANSA) - A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, informou nesta sexta-feira (31) que as negociações do 5+1, grupo que reúne Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, China e Rússia, com o Irã sobre o seu programa nuclear serão retomadas no dia 18 de fevereiro em Viena, na Áustria. O anuncio foi feito após um encontro com o chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, em Munique.

    "Tivemos uma reunião bastante interessante, e o resultado mais importante é que concordamos em uma data para continuar as conversas", afirmou a diplomata em uma nota. Ao mesmo tempo, o diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Yukiya Amano, declarou em entrevista à France-Presse que, após os recentes progressos no dossiê sobre a produção nuclear do Irã, a entidade pretende cuidar daqui para frente de questões mais difíceis.

    Entre elas estão os possíveis interesses militares de Teerã.
    "Começamos com medidas práticas e fáceis. Agora devemos passar para as mais difíceis. Esperamos incluir as questões relativas à possível dimensão militar do programa nas próximas etapas", disse.

    Já o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, reiterou que "todos esperam uma solução pacífica" e que os países pretendem completar os avanços iniciados no final do ano passado em Genebra, na Suíça. "Para uma nação que persegue uma política energética nuclear pacífica, não é difícil provar ao mundo que aquilo que está fazendo é efetivamente pacífico", salientou ele antes de um encontro com a chanceler alemã, Angela Merkel
.
Fonte: Ansa Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atriz da Globo abandona homossexualismo

Bíblias cai do céu na Coreia do Norte, chuva de “Bíblias”

Convertida: Solange Frazão conta testemunho em programa da Renascer