Presidente do Irã não ampliou liberdades no país, diz Ban Ki-moon

O presidente do Irã Hassan Rouhani fala durante Conferência da ONU (Foto: Frank Franklin II/AP)

O presidente do Irã Hassan Rouhani foi criticado por não cumprir promessa de ampliar liberdade de expressão no país (Foto: Frank Franklin II/AP)

Rouhani, eleito em junho, levou o Irã a um acordo nuclear inicial com as potências mundiais. Mas, talvez cauteloso em tornar-se antagônico aos poderosos mais radicais, ele não fez reformas significativas que os eleitores moderados esperavam dentro do país.
O presidente iraniano, Hassan Rouhani, não cumpriu a promessa de campanha de permitir uma maior liberdade de expressão e, desde a sua eleição, foi registrado um aumento acentuado em execuções, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, nesta terça-feira (11).
Em um relatório ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, Ban destacou o uso predominante da pena de morte no Irã e pediu a libertação de ativistas, advogados e jornalistas, bem como de presos políticos que, segundo ele, estão sob custódia por exercer seus direitos de liberdade de expressão.
"O novo governo não fez nenhuma melhoria significativa na promoção e proteção da liberdade de expressão e de opinião, apesar das promessas feitas pelo presidente durante sua campanha e depois de tomar posse", disse Ban.
Iranianos que expressam opiniões ou crenças dissidentes ainda enfrentam acusação e detenção, acrescentou o secretário-geral da ONU.
Ban saudou a libertação de 80 presos políticos desde setembro, incluindo o advogado de direitos humanos Nasrin Sotoudeh, e a reintegração de alguns estudantes universitários e professores.
Mas ele disse que há um "grande número de prisioneiros políticos", incluindo advogados, ativistas dos direitos das mulheres e jornalistas.
Ban destacou o fato de que Mehdi Karoubi e Mirhossein Mousavi, candidatos presidenciais de 2009, estão sob prisão domiciliar desde 2011, apesar de nunca terem sido acusados de qualquer crime.
O secretário-geral faz um apelo ao presidente para considerar a libertação imediata dos dois líderes da oposição e facilitar o seu acesso urgente e adequado a cuidados médicos.
Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atriz da Globo abandona homossexualismo

Bíblias cai do céu na Coreia do Norte, chuva de “Bíblias”

Convertida: Solange Frazão conta testemunho em programa da Renascer