Sobe para sete o número de mortos em explosão em NY

O número de mortos na explosão e desabamento de dois edifícios em Nova York subiu nesta quinta-feira a sete, após a descoberta de outro corpo entre os escombros, onde as equipes de resgate prosseguiam os trabalhos de busca. A polícia de Nova York indicou pela manhã que o novo saldo da tragédia, ocorrida devido a um vazamento de gás no Spanish Harlem, um histórico bairro de Manhattan de maioria latina, é de "quatro mulheres e três homens mortos e 68 feridos". Ainda há um número indeterminado de pessoas desaparecidas, acrescentou a polícia. Na noite de quarta-feira, a prefeitura havia falado de três mortos e nove desaparecidos. Desde então, outros quatro corpos foram encontrados.
Nesta quinta-feira, 100 bombeiros ainda estavam mobilizados no cruzamento da avenida Park e da rua 116, no East Harlem, assim como efetivos policiais e equipes de emergência. Duas das cinco vítimas fatais seriam mexicanas, segundo a secretaria de Relações Exteriores do México. Entre os feridos há pelo menos dois em estado crítico, segundo um balanço de agências internacionais feito através de informações recolhidas em diferentes centros hospitalares.
O acidente ocorreu na esquina da Rua 116 com a Park Avenue, uma área residencial ao norte da Ilha de Manhattan. A explosão, segundo as autoridades da cidade, foi provocada por um vazamento de gás. De acordo com a imprensa americana, a empresa de gás da cidade havia sido chamada antes da explosão nos prédios para consertar um vazamento no local. Testemunhas disseram que há cerca de cinco meses houve um vazamento em um dos prédios que desabou nesta quarta.
O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, disse em uma coletiva de imprensa que o vazamento de gás foi relatado para a empresa concessionária apenas 15 minutos antes da explosão que levou abaixo os dois edifícios. Equipes dos bombeiros continuam vasculhando os destroços em busca de sobreviventes. "Todo esforço está sendo feito para localizá-los", disse De Blasio. Um dos edifícios tinha nove apartamentos e o outro seis, disse o prefeito em uma coletiva de imprensa perto do local. 
Explosão – Moradores do local relataram ter ouvido uma explosão em um dos prédios antes deles desabarem, segundo a imprensa dos EUA. Imagens aéreas do local mostraram uma enorme nuvem de fumaça, Um dos edifícios afetados pela explosão abrigava uma loja de piano no térreo com apartamentos acima. O outro abrigava uma igreja. O Departamento de Bombeiros confirmou que a explosão aconteceu por volta das 09h30 (10h30 em Brasília). "O prédio inteiro balançou", disse um trabalhador de uma agência de viagem próxima ao local dos desabamentos.
Jay Virgo, de 30 anos e que vive com sua esposa em frente aos edifícios destruídos, contou à que estava na cama quando a explosão o lançou ao chão. "Levantei-me, coloquei o casaco e sai correndo. Na rua vi duas pessoas deitadas no chão. Havia pedaços de vidro por toda parte, grandes pedaços de vidro. Era uma loucura", afirmou. Outra testemunha, Robert Santiago, declarou à rede CBS que também estava dormindo quando, subitamente, a explosão sacudiu sua cama. "Cheirava muito mal", disse. "Pensei que o mundo estava acabando, que se tratava de um terremoto ou de algo parecido. Foi terrível", disse. Os serviços de trens entre Metro-North e o terminal Grand Central de Manhattan, suspensos pelo incidente, foram retomados várias horas depois.
Uma testemunha afirmou ao New York Daily News que tinha cheiro de gás "durante semanas" antes da explosão. Outra testemunha, que trabalha próximo ao local, disse ao jornal que ouviu ao menos duas explosões que abalaram sua loja. "Foi alto, como boom, boom!" disse Mitch Abreu. "Parecia as torres gêmeas tudo de novo. Pessoas cobertas de poeira e cobrindo suas bocas" – disse Abreu, referindo-se aos atentados de 11 de setembro de 2001.
Fonte: Veja

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atriz da Globo abandona homossexualismo

Bíblias cai do céu na Coreia do Norte, chuva de “Bíblias”

Convertida: Solange Frazão conta testemunho em programa da Renascer