Mediador da ONU suspende negociações sobre a Síria nesta terça

A reunião que seria realizada entre as delegações do governo e da oposição sírios na tarde desta terça-feira (28) foi cancelada pela ONU devido às diferenças entre os objetivos dos dois grupos, informou um dos negociadores da oposição.


O mediador da ONU, Lakhdar Brahimi, cancelou a reunião da tarde para dar a Ibrahim Jaafari tempo para pensar sobre Genebra 1, disse Ahmed Jakal, negociador da oposição, se referindo ao chefe da delegação do governo da Síria.
Fontes declararam que a sessão da manhã desta terça-feira foi encerrada depois que a delegação do regime convocou os participantes a adotar uma declaração que condena uma suposta "decisão dos Estados Unidos de voltar a armar grupos terroristas na Síria".“Há uma grande resistência do regime para mover as discussões para a questão de um governo de transição”, disse.
A próxima reunião deve ocorrer apenas na quarta-feira.
As negociações de paz entre o regime sírio e a oposição foram retomadas nesta manhã em Genebra, onde a ONU espera resolver o bloqueio em torno de um governo de transição e conseguir o envio de ajuda humanitária urgente. Entretanto, não houve progressos.
A declaração de Genebra 1, adotada em junho de 2012 pelas grandes potências, é alvo de polêmica desde o início entre partidários e adversários do presidente Bashar al-Assad.
A oposição considera que Genebra 1 é sinônimo de governo de transição e saída de Assad, no poder desde 2000.
Mas o regime considera que a declaração convoca um governo de união nacional ampliado, e que a eventual saída do presidente deve ser decidida pelos sírios em eleições.
As delegações falaram no fim de semana, sem alcançar avanços, de questões humanitárias, como a situação em Homs e o problema de milhares de prisioneiros e desaparecidos no conflito.
Fonte; g1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atriz da Globo abandona homossexualismo

Bíblias cai do céu na Coreia do Norte, chuva de “Bíblias”

Convertida: Solange Frazão conta testemunho em programa da Renascer