Papa Francisco pede que se sinta 'vergonha' pelos escândalos da Igreja

O Papa Francisco durante a audiência desta quarta-feira (15) no Vaticano (Foto: Vincenzo Pinto/AFP)

O Papa Francisco durante a audiência de quarta-feira (15) no Vaticano (Foto: Vincenzo Pinto/AFP)











O Papa Francisco disse nesta quinta-feira (16) que é preciso ter vergonha dos vários escândalos que aconteceram no "seio" da Igreja, durante sua homilia (sermão) na tradicional missa matutina que realiza em sua residência, na Casa de Santa Marta.
A declaração foi feita no dia em que o Vaticano presta contas em uma comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a maneira como vem tratando as denúncias de pedofilia contra o clero.
Francisco, comentando a leitura do dia sobre a dura derrota dos israelitas pelos filisteus, denunciou os últimos escândalos da Igreja, de acordo com alguns trechos da homilia publicados pela Rádio Vaticano.
E insistiu: "Mas nos envergonhamos desses escândalos, dessas derrotas de padres, bispos, laicos?"."Mas... nos envergonhamos? Tantos escândalos que eu não quero mencionar isoladamente, mas que todos sabemos quais... Escândalos, nos quais alguns tiveram que pagar caro: E está bem! Se deve fazer assim... A vergonha da Igreja!", exclamou, sem falar diretamente sobre os casos de pedofilia, mas citando implicitamente a indenização paga às vítimas desses crimes por algumas dioceses, especialmente americanas.
Segundo o pontífice argentino, os responsáveis "não tinham uma relação com Deus. Tinham uma posição na Igreja, uma posição de poder, e também de comodidade, mas não a palavra de Deus".
Na terça-feira passada, o Papa também havia denunciado em sua homilia em Santa Marta a "figura do cristão corrupto", ao falar de laicos, sacerdotes e bispos que se aproveitam de sua situação e de seus privilégios.
Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atriz da Globo abandona homossexualismo

Bíblias cai do céu na Coreia do Norte, chuva de “Bíblias”

Convertida: Solange Frazão conta testemunho em programa da Renascer